Translate

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Onda Retro

 Vou falar de algo que eu simplesmente amo, o Retro!

Se houvesse uma época que eu pudesse escolher é provável que seria do século XX para baixo, porém não sou um dinossauro na multidão! Como diz minha mãe a moda sempre volta. E usarei como exemplos minhas próprias vivencias e vestimentas, porque não, sou formada em moda e as vezes uso coisas completamente sem sentido, mas o que eu sei é que o que eu visto não é desse século, então dando uma repassada das décadas anteriores, resolvi fazer este post em nome do meu amor ao passado! Vamos começar com um clássico que voltou com tudo, as sais de bolinhas!





 A famosa estampa tem várias teorias em torno de sua origem, uma menos conhecida delas diz que a estampa surgiu com a chegada dos imigrantes do leste europeu à América, que trouxeram junto com eles a polka, que é um ritmo de origem polonesa muito animado, a sua dança é realizada por movimentos circulares. Esse ritmo fez tanto sucesso no século XIX que resolveram criar uma estampa que combinasse, dessa forma foi criado a “polka dots”, que em inglês quer dizer poá.

Outra versão, talvez até mesmo mais conhecida, indica que a popularização do poá deve-se ao Walt Disney, ao desenhar a ratinha mais famosa do mundo, Minnie Mouse, com saia e laços de bolinhas.
De qualquer forma a moda em si explodiu nos anos 1950 onde era usado em todas as ocasiões, de bailes a ficar em casa. Mas, em meio a tanta história, uma coisa é impossível negar: as bolinhas são responsáveis por dar um toque original, divertido e vintage as roupas.



As mais clássicas são as brancas com bolinhas pretas como a primeira foto e a preta com bolinhas brancas, essa eu resolvi colocar uma foto minha, porque é a minha favorita.
Mas as combinações são diversas!




Então não se esqueça, estampa de bolinha para os divertidos e ousados. E não sou só eu que adoro, os famosos aderiram a essa onda retro que vem com tudo. com a Taylor Swift que é uma referencia em moda:


Antes de encerrar o Post uma pequena diferença entre o Retro para o Vintage:

"Vintage é tudo o que é antigo de fato e continua fazendo sucesso. Por exemplo, aquele vestido comprado no brechó, que foi do tempo de sua avó, mas que você pode usar até hoje. Ou até mesmo um telefone da década de 1970, com um disco no lugar das teclas, que pode se misturar com seus móveis atuais. Em resumo, é uma peça antiga, produzida em uma outra época, que está em ótimo estado de conservação e pode perfeitamente ser usada com muito estilo.

Já o retrô é apenas uma referência. São peças, objetos ou tendências atuais, inspirados em antigos, sem necessariamente ter 'cara de vovó'. Muitas vezes estão até mesclados com tendências atuais e podem ser chamados de 'fashion retrô' ou 'new old' (novo velho). Para resumir: o vintage é algo velho com cara de novo e o retrô é algo novo com cara de velho.(Fonte www.iBahia.com.br)"



É isso, eu volto falando mais sobre o Retro, obrigada e abraços! ~Sophie



Nenhum comentário:

Postar um comentário